quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Valorização do funcionário

A valorização de alguém, diferentemente do que muitos pensam, não significa apenas um bom salário. Muitas organizações de hoje nem chegam perto de perceber e aproveitar o verdadeiro potencial das pessoas - para alguns gestores, o funcionário é descartável dentro do processo produtivo.

A falta de valorização acaba por desestimular a dedicação às atividades propostas, fazendo com que o funcionário se limite à fazer apenas o que lhe é pedido, nunca desejando ir além.

Uma equipe motivada é capaz de mover montanhas. E a motivação está diretamente ligada ao sentimento de valorização e pertencimento do funcionário quanto a organização.

E o papel do líder é fundamental no processo de valorização de um indivíduo: o líder é a representação da organização para o funcionário e vice-versa.

Não existe incentivo melhor que o prestígio e o reconhecimento. O líder, para valorizar um funcionário deve ser, acima de tudo um bom ouvinte.

Aliar gestão e liderança é fundamental para qualquer organização e, principalmente, para as equipes. Verdadeiros líderes promovem e estimulam seus liderados para o sucesso, oferecendo um aprendizado constante, valorizando os talentos.

http://br.hsmglobal.com/contenidos/videoteca_detalle.html?idAdjunto=37634

3 comentários:

  1. Concordo 'Não existe incentivo melhor que o prestígio e o reconhecimento.' E para mim a valorização é no dia a dia, na relação diária e naõ quando se leva um NÃO em algum projeto. Acredito que este NÃO até motive, mas no cotidiano quando não há interesse, reconhecimento, a relação e o ambiente se desgastam e é aí que a motivação passa longe mesmo.

    mateus

    ResponderExcluir
  2. Otima materia.
    Valorização = Motivação = Resultados

    ResponderExcluir
  3. Há um trecho no artigo que me inspirou a condução do time que busco liderar e motivar :
    "Uma equipe motivada é capaz de mover montanhas. E a motivação está diretamente ligada ao sentimento de valorização e pertencimento do funcionário quanto a organização."

    Não é fácil atingir isto, mas acredito ser um bom caminho a ser seguido.

    Obrigado, valeu !

    Tadeu

    ResponderExcluir