segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Bernardinho – um símbolo da liderança moderna

Semana passada comecei a ler o livro Transformando suor em ouro, do mais famoso treinador de vôlei, Bernardo Rosa de Rezende e, por um motivo lógico, associei ao tema retratado no blog.

O livro relaciona a vida de um treinador com os líderes na organização. A fim de facilitar muita coisa, Bernardinho desenvolveu uma equação muito simples, mas que se bem trabalhada gera ótimos resultados:

TRABALHO + TALENTO = SUCESSO

A palavra trabalho é colocada em primeiro lugar, pois ele considera prioritário. Uma frase muito famosa, criada por Thomas Edison diz: “Gênio é 1% de inspiração e 99% de transpiração”. Essa frase é trabalhada frequentemente pelo treinador.

Todos os trabalhos realizados pelas organizações são resultado de um trabalho em equipe.“ No fim das contas, são as pessoas que fazem a diferença”. Nesse cenário, cabe ao líder observar os talentos de cada um e, mais do que isso, analisar quais desses tem interesse em crescer e qual deles faz a diferença. O líder deve exigir cada vez mais e fazer testes constantes. Ou seja, disciplina é a ponte que liga nossos sonhos as nossas conquistas. Dessa forma, cabe ao líder desenvolver métodos que sejam capazes de conquistar realizações.


Assim como no vôlei, a disciplina exige treinamentos e capacitação. Segundo Vince Lombardi, “Quanto mais suarmos no treinamento, menos sangraremos na batalha” e como relata Bob Knight, “A vontade de se preparar tem que ser maior do que a vontade de vencer”.

Outra condição fundamental que o líder não pode eliminar é a vida familiar. O equilíbrio é fundamental em tudo na vida, a condição física e psicológica caminham juntas e precisam ser trabalhadas a fim de que uma não seja exageradamente superior a outra.

Sendo assim, uma lição que se pode tirar desse livro é que no processo armadilhas acontecem, mas os líderes devem ser capazes de ponderar e trabalhar em busca dos objetivos das organizações. Ou seja, o sucesso do passado não garante o sucesso do futuro, vencer como favorito é muito mais difícil, por isso as pessoas e organizações não devem se acomodar.

Finalizo essa postagem com duas frases do Bernardinho que considero essenciais e convido a todos a lerem o livro.

“O líder não só comanda, ele estuda, se prepara constantemente”.

“O líder deve demonstrar transparências, desenvolver uma relação de confiança, proximidade com a equipe e instigar o inconformismo”.

Um comentário:

  1. Eu li esse livro faz um tempo, achei impressionante a capacidade de liderança do Bernardinho, aprendi muita coisa no livro, assim como no post, que você fez as ligações muito bem.
    Ser líder não é fácil, para chegarmos lá temos que ler muito destes livros e claro, primeiro liderar muito bem a nossa vida, foi assim que o Bernardinho começou para ser um líder de sucesso.

    Parabéns mais uma vez pelo blog.

    Abraços,
    Cibele
    (A Bordo)

    ResponderExcluir