domingo, 13 de setembro de 2009

Líderes em pequenas atitudes!

Muito falamos da importância de uma liderança, mas será que os líderes podem evitar fofocas e especulações internas? Vivi uma situação há aproximadamente um mês que me deixou um pouco pensativa sobre esse assunto:

Trabalho em uma Empresa onde faço parte de uma equipe de 35 pessoas, cada qual com a sua função. Conforme minha rotina, cheguei ao trabalho e logo liguei meu computador. Ao ler meus e-mails recebi um que me chamou a atenção, pois era de uma colega que se despedia e avisava que deixaria a nossa área. Fiquei um pouco surpresa, primeiro porque ela estava diretamente envolvida em todos os meus projetos de trabalho, e segundo porque não havia entendido o que estava acontecendo. Eu tinha apenas uma certeza - ela havia sido demitida. Respondi desejando sorte, mas obviamente fiquei um pouco sem graça de perguntar o por quê não trabalharia mais conosco. Essa mesma pergunta não ecoou somente dentro da minha cabeça, como também dos outros colegas de trabalho. Em algumas horas, as pessoas conversavam dentro do banheiro, cochichavam de mesa em mesa e criavam inúmeras possibilidades para a saída dela.

Ficamos durante duas semanas conversando entre nós, mas tudo parecia estar muito mal explicado e confuso. Hoje estamos com uma nova funcionária na equipe, mas nunca fomos avisados oficialmente sobre a demissão de nossa colega e muito menos o motivo pelo qual ela saiu. Decidi escrever essa situação no nosso blog, pois acredito que é uma lição para todos nós que acreditamos em uma liderança interna eficiente. Um líder pode e deve evitar situações como essas. Se a gerente tivesse nos dado um parecer sobre o assunto, talvez a equipe não teria criado tantas fofocas internas e especulado tantas outras coisas (Mais pessoas estavam ameaçadas? A crise estava atingindo a Empresa? Quem seria o próximo?...).

Não se espera que um líder tome somente atitudes grandiosas, mas sim que esteja presente em tudo que afete diretamente os funcionários. Ele deve esclarecer situações internas que o público interno deve e tem o direito de saber. A liderança interna está profundamente ligada a atitudes pequenas e que demostram a importância que os funcionários desempenham para uma organização.

Um comentário:

  1. Tocou no pondo fundamental ao meu ver, Ellen. Informação, era tudo que vocês queriam. Recentemente passamos por situaçao parecida, mas nossa superintendente/lider fez justamente ao contrário, convocou reunião e explicou tudo o que aconteceu, porque demitiu tal pessoa e aproveitou para reforçar os ideais da empresa heheheh, tipo, quem fizer isso ou nao fizer aquilo, 'está fora'. Foi uma situação similar a tua, mas conduzida totalmente diferente.

    Mateus

    ResponderExcluir