quarta-feira, 26 de agosto de 2009

A importancia da boa retórica

Recapitulando o assunto da ultima quarta feira, quando discutimos a importância da liderança como interlocutor de informações em no sentido de validá-las, gostaria de discutir um pouco a questão da retórica organizacional utilizada também pela liderança.
Essa semana estava lendo um texto bastante interessante que discute o assunto: “ Discurso organizacional: Uma abordagem retórica” de Tereza Lucia Halliday. O texto explica como as empresas usam a retórica para validar algum tema pertinente tanto para o publico interno como o publico externo, mas a parte que me chamou a atenção foi quando a discussão entra na questão do líder da empresa estar diretamente ligada a validação desta retórica em todos os sentidos.
A retórica como construção da realidade, deve ser apresentada por gestores preparados para isso. O texto cita um programa organizado pela Aberje que percebeu essa dificuldade e a necessidade que as empresas têm em contar com bons retores. O tema do programa era : “como conquistar e manter o comprometimento dos funcionários em tempos de incerteza empresarial crescente” e o programa discorria sobre a presença diária do “comunicador gestor” como principal responsável pela ação retórica legitimizante.
Mais uma vez, destaca-se a importância da liderança bem treinada para ser a interlocutora principal das empresas passando confiança e legitimidade aos públicos de interesse.

2 comentários: