
Fatos:
1 - o sexo feminino é maioria na população em 25 dos 27 estados brasileiros;
2 - a cada dia a mulher contemporânea luta por um espaço no mercado de trabalho;
3 – poucas mulheres se contentam com cargos puramente operacionais, onde prevalece a política do “Você é paga para fazer, e não para pensar”;
4 - No Brasil, de cada 10 cargos executivos existentes nas grandes empresas, apenas um é ocupado por mulheres. Fonte: Instituto Ethos/IBOPE, 2003.
Não estou querendo defender uma idéia feminista da superioridade da mulher na liderança dos negócios. Mas tenho plena certeza a o famoso “toque feminino” na alta gerência cairia muito bem a diversas empresas.
Duas características predominantemente femininas já fariam toda a diferença na liderança: capacidade de fazer diversas coisas ao mesmo tempo e flexibilidade.
Repito, não estou desvalorizando a capacidade masculina de liderança. Mas, tendo ciência de que os homens ainda ocupam os cargos mais altos na grande maioria das organizações, sinto a necessidade de deixar claro os benefícios que uma mulher na liderança pode agregar a uma empresa.
Para consolidar sua posição no mercado de trabalho a mulher tem, cada vez mais, adiado seus projetos pessoais, como a maternidade por exemplo. Mas isso não é, em hipótese alguma, um ponto negativo, visto que a função feminina na sociedade já não é a mesma.
Algumas características do universo feminino que, de forma preconceituosa, eram consideradas como fraquezas — sensibilidade para a necessidade dos outros, preocupações comunitárias, por exemplo — viraram vantagens no mundo corporativo atual.
De acordo com o estudo “A Mulher Empresária”, feito pelo SEBRAE, apenas 9,7% das empreendedoras necessita de empréstimos para montar seus negócios. E, quando solicitam ajuda financeira, em 75% dos casos pensam em novos investimentos e não em capital de giro.
As mulheres são líderes por natureza! Desde crianças aprendem a gerir a casa, organizar suas coisas e cuidar da família. Todas essas qualidades, quando transferidas para o lado profissional, se transformam em um belo destaque na liderança.
O mundo dos negócios tem valorizado outros atributos femininos, como o uso da emoção, a integração entre o racional e o intuitivo, além da importância que dão ao relacionamento com as pessoas, facilitando o trabalho em equipe. Mulheres são mais perseverantes e persuasivas; são menos imediatistas e mais capazes de raciocinar no longo prazo; possuem maior abertura e flexibilidade para o aprendizado constante. Todas essas são características naturais nas mulheres. E características que fazem toda a diferença para qualquer empresa.
Cabe a nós, mulheres, provar nosso potencial e valor.
Vamos à luta!
viva as mulheres...
ResponderExcluiró us blog ae fê
esse é o do Rato
http://unruhigengeist.blogspot.com/
esse foi u meu
http://noobsdungeon.blogspot.com/
Realmente. Inclusive em março fiz um post sobre isso, a mulher empreendedora retratada na época em duas revistas empresariais. Histórias de mulheres inovadoras e empreendedoras se multiplicam em todas as partes do Brasil. Empresárias e executivas à frente de projetos inovadores e de desenvolvimento tecnológico vêm contribuindo para o crescimento de grandes corporações.
ResponderExcluirParece que os novos tempos são de vocês.
Mateus
Oi Fernanda, olha matéria da época negócios O FIM DA ERA DO MACHO http://epocanegocios.globo.com/Revista/Common/0,,ERT91420-16642,00.html
ResponderExcluirbj, mateus
I lοve my oωn lava tube!!
ResponderExcluirHere is my ωeb page; redditenhancementsuite.com:8080
Saved aѕ a faνorite, I lіke your
ResponderExcluirweb site!
Also visit my weblog :: http://www.prweb.Com/releases/silkn/sensepilreview/prweb10193901.htm
I аlso foгgot tо cοveг.
ResponderExcluirHere is my wеb site humanrace.com